Seguidores

Mostrando postagens com marcador Massa. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Massa. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Rondeli de salsicha e queijo

Já comentei outras vezes nesse blog o quanto é difícil achar ingredientes na minha cidade. Mas ultimamente os supermercados daqui estão trazendo novidades. E uma delas, é a massa pronta pra lasanha, e rondeli. Alguns devem estar rindo, pensando: "massa pronta ser novidade?". Pois é, mas aqui é. Além de outros ingredientes que também não temos.
Por isso mesmo peguei a massa e experimentei o rondeli em casa. AMEI, ou melhor, AMAMOS. 


Ingredientes:
Massa pronta para rondeli
8 salsinhcas
250 gramas de queijo muçarela ralado
meia bisnaga de requeijão cremoso
tempero a gosto (e se achar necessário)
Misture o queijo, o requeijão e o tempero (reserve)

Molho:
Fica a escolha. Fiz o clássico molho de tomate.

Montagem:
Em cada massa, coloque uma colher generosa da mistura de queijo e meia salsicha.  Corte em três
Em uma forma acrescente o molho, e então os rondelis. O molho deve cobrir até a metade. Tampe com papel alumínio e leve ao forno por 7 a 10 minutos. Retire, polvilhe queijo e deixe gratinar.

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Lasanha de frango com molho rosê

Gente eu sei, estou sumida da blogosfera. Ultimamente estava meio sem ânimo. Mas agora voltei com tudo. Esse final de semana fui em um passeio maravilhoso na cachoeira, praticar rapel. Pois é, eu consegui descer uma cachoeira de 54 metros. Tremendo de medo mais fui. Confira aqui as cachoeiras do meu município.



Ingredientes:
500 gramas de macarrão para lasanha, preparado conforme a embalagem
250 gramas de presunto ralado
250 gramas de muçarela ralada
meio litro de leite
3 colheres de extrato de tomate
alho e cebola picados a gosto
2 colheres (sopa) de margarina
2 colheres (sopa) de maisena (ou farinha de trigo)
tempero a gosto
2 peitos de frango desfiados (desfiar na panela de pressão)

Preparo:
Molho rosê: Coloque a cebola e o alho em uma panela com a margarina. Adicione o leite (separe um copo para diluir a maisena) Tempere a gosto. Adicione o extrato, assim que começar a ferver coloque a maisena diluída. Mecha bem até engrossa e reserve.

Montagem:
Em uma forma coloque o molho, a lasanha, o frango, presunto e queijo. Vá alternando e termine com queijo.  Leve ao forno por cerca de quarenta minutos.

Cachoeira Samambaia

terça-feira, 17 de julho de 2012

Pizza de chocolate (ganache) e cerejas

Ingredientes:

1 disco de pizza
100 gramas de chocolate meio amargo derretido em banho maria
3/4 de caixa de creme de leite
1 vidro de cerejas em caldas.

Preparo:
Misture o creme de leite com o chocolate. Coloque duas colheres da calda da cereja no restante do creme de leite. Monte a pizza, com a mistura de creme e calda de cereja, o ganache e as cerejas, polvilhe com açúcar cristal. Sirva gelado.


terça-feira, 10 de julho de 2012

Comemorando o dia da pizza com estilo

Como todos sabem (ou deveriam saber), hoje é o dia internacional da pizza. E para esse delicioso dia não passar em branco, nada melhor do que comemorar, comendo pizza em família. Com direito a portuguesa, margarita, calabresa, e uma deliciosa pizza com ganache e cerejas.
Colocarei as fotos, e no decorrer da semana, irei postando as receitas.

Meia marguerita, meia calabresa



Portuguesa


Chocolate (ganache) com cereja
 Uma dica vou adiantar: para a massa ficar perfeita, você deve trabalhar ela até o ponto de véu.
Ponto de véu é aquele em que você estica a massa e ela fica transparente, e não rasga

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Lasanha cremosa



A receita de hoje é uma lasanha super gostosa. Diferente e fácil. Além de não ter nada de exótico nela. Rapidinho está pronta, e o preço fica bem mais em conta.

Ingredientes:
500 gramas de massa de lasanha (não usei a pré cozida, fiz de acordo com as instruções da embalagem)
200 gramas de salame
1 bisnaga de requeijão cremoso
200 ml de leite
500 gramas de queijo muçarela ralado

Preparo:
No liquidificador bata o salame, o requeijão e o leite. Se quiser acrescente algum tempero. Reserve.
Em uma forma vá alternando camadas de creme, massa e queijo. Leve para gratinar por cerca de 25 minutos, e está pronto.











Print Friendly and PDF

domingo, 6 de maio de 2012

Nhoque de batata.wmv





O meu mais novo vídeo. Agora sempre teremos aqui

Ingredientes:
1 quilo de batatas cozidas e amassadas
2 ovos
2 colheres (sopa) de margarina
10 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó
sal e pimenta a gosto

Preparo:
 Em uma vasilha misture bem todos os ingredientes. Faça cordões e corte em formatos de losango. Ou use uma nhoqueira. Leve á água fervente, e quando levantar estará pronto.
Sirva com molho de sua preferência.

Sobre o vídeo: em primeiro lugar quero agradecer a todos os comentários, inclusive os desagradáveis. Pois sei que vieram com boas intenções. Foram críticas construtivas, porém desnecessárias. Mais mesmo assim, senti que é importante trazer algumas justificativas:
1º Não está no nível do Mais Você ou do Dia a Dia: esse vídeo foi só um treinamento para que eu saiba expressar melhor. Foi apenas nesse quesito que pensei.
2º O cabelo: Quando se cozinha para fora devemos usar touca. Eu estava cozinhando para o povo de casa, e posso garantir que não teve nenhum nhoque recheado com cabelo. Rsrs
3º A aliança: é claro que se deve retirar a aliança, e na hora de trabalhar a massa eu retirei. Quem não viu, tem que ser mais atento, antes de fazer uma crítica.
4º A criança e a mesa: A mesa estava limpa. Eu higienizei ela para poder trabalhar a massa, e o meu sobrinho subiu em uma parte da mesa que não mexi.
5º A cozinha é feia: vai se danar. Agora que estou começando e quer que eu tenha uma cozinha igual a da Ana Maria

Recapitulando: ainda virão mais vídeos. Mais nos primeiros vídeos minha preocupação número 1 estará na forma como me expresso. 

sexta-feira, 4 de maio de 2012

bolo salgado de canjica

Vocês não tem noção da delícia que é essa receita. Minha mãe que me mostrou a receita. Daquelas bem antigas, estava quase se perdendo. E obviamente vim dividir aquela delícia com todos vocês. Quem fizer depois me conte o que achou.


Preparo:
250 gramas de milho de canjica cozido
4 colheres de queijo ralado
3 ovos (separar gemas de claras)
10 colheres(sopa) de farinha de trigo
4 colheres (sopa) de margarina
2 colheres (chá) de fermento em pó
1 1/2 xícara de leite
sal a gosto
1 tomate inteiro picado
pimenta e cheiro verde a vontade
200 gramas de linguiça frita
200 gramas de queijo minas fresco em cubo
100 gramas de bacon frito

Preparo:
No liguidificador bata a canjica, junto com as gemas, o leite e a margarina. Depois coloque em uma tigela, e acrescente os demais ingredientes e as claras batidas em neve. Misture bem e leve para assar em forno pré-aquecido por cerca de 1 hora.

Sirva quente. Se quiser pode acrescentar outros queijos e outros tipos de carne
Print Friendly and PDF

domingo, 22 de abril de 2012

Pizza de liquidificador

Eu já tinha visto essa receita de pizza de liquidificador, e a massa é a mesma da torta de liquidificador (receita aqui). Além de ficar uma delícia, é bem rápida a receita e super prática.



Ingredientes recheio:
100 gramas de bacon picado 
1 calabresa fatiada bem fina
350 gramas de queijo muçarela ralada
400 gramas de presunto ralado
1 bisnaga de requeijão cremoso
1 lata de milho verde escorrido
1 lata de ervilha escorrida
molho de tomate a gosto
e extrato a gosto

Preparo:
Coloque o bacon em um panela para ele fritar no próprio óleo. Retire o bacon e o excesso de óleo. Coloque a calabresa e refogue bem. Separe. Na mesma panela refogue meia cebola picada e faça o molho de extrato a seu modo.

Massa:
3 ovos
2 xícaras (chá) de leite (não tinha o suficiente, então completei com água)
1 xícara (chá) de óleo
sal e pimenta a gosto
farinha de trigo até o ponto (cerca de três a quatro xícaras)
1 colher (sopa) de fermento em pó

Preparo:

Bata por três minutos no liquidificador os ovos. Acrescente o leite e o óleo e bata por mais dois minutos. Em uma tigela coloque a mistura e com o auxílio de um fuet (ou colher de alumínio) coloque aos poucos a farinha de trigo (peneirada). Por último acrescente o sal. Coloque em duas formas untadas no forno pré-aquecido por 40 minutos.
Depois de pronto coloque o recheio, começando pelo molho e encerrando com o milho, a ervilha e o orégano. 

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Macarrão na panela de pressão

Há muito tempo eu já havia feito essa receita, mais depois me esqueci dela. Ontem minha irmã me pediu para que eu fizesse, ela comprou os ingredientes e fomos nós para a cozinha. Como fazia tempo que fiz essa receita fiquei insegura sobre a quantidade de água que é apenas uma lata da medida do molho pronto. Então coloquei duas e meia.

Ingredientes:
1 pacote de macarrão parafuso
100 gramas de bacon picado
meia cebola picada
1 lata de molho pronto
200 gramas de presunto ralado
200 gramas de queijo (sua preferência) ralado
1 caixa de creme de leite
1 lata de milho
1 lata de salsicha picada
tempero a gosto

Preparo:
Em uma panela de pressão refogue o bacon e a cebola (na manteiga do bacon). Depois de bem fritinho acrescente o molho pronto e duas latas e meia de água. Depois que pegar fervura acrescente os demais ingredientes, e corrija o tempero. Tampe e deixe cinco minutos após pegar a pressão.

sábado, 3 de março de 2012

Macarrão ao molho de frango

Domingo que é domingo é dia de comida especial. Mais domingo passado como era fim de mês a dispensa e a geladeira estavam vazias. Nem um creme de leite, ou queijo, ou algo para dar um toque. Então pensei em fazer um frango na panela de pressão, e com o caldo cozinhar o macarrão. 



Ingredientes
Um pacote de coxa e sobrecoxa
sal e pimenta a gosto
1 xícara de óleo.
1 cebola picada
5 dentes de alho picados
500g de macarrão parafuso

Preparo:
Coloque todos os ingredientes na panela de pressão. Misture. E deixe na pressão vinte minutos. Desligue o fogo, e após sair toda a pressão, tire a tampa. Se tiver saído muito água do frango leve ao fogo novamente para a água secar, e retire o excesso do óleo. Coloque o frango em uma travessa. Ponha um litro e meio de água e mecha bem. Coloque o macarrão e deixe por cinco minutos na pressão. 
Coloque o macarrão com o molho sobre o frango e sirva.


segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Tipos de fermento e suas utilidades

Já faz um tempo que vi essa dica no canal bem simples. Do programa "a confeitaria". Achei bem legal e resolvi dividir com quem não teve a oportunidade de ver.

Tipos de fermento:

Fermento químico:
Tortas, bolos e biscoitos


Fermento biológico:
Pães, roscas, pizzas etc...
 Esse fermento com o açúcar ajuda na fermentação. Com o sal, atrasa a fermentação.
Por isso é interessante, quando se prepara uma massa de pão que você acrescente o sal depois de iniciar o processo de sovar a massa. Lembrando que o sal é importante, pois ele controla a fermentação.
Nesse tipo de fermento há o fresco e o seco. O fresco necessita de certos cuidados, como o de ser armazenado em local refrigerado. Enquanto que o seco não pede essas exigências. Uma receita que pede 40 gramas de fermento fresco, pode ser substituído por 20 gramas do fermento seco.

Veja o vídeo aqui

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Torta souflé de natal

Está bem, admito que a receita veio um pouco tarde. Mais esses últimos dias não tive tempo para o computador. Natal é bom, mais dá trabalho (rsrsrsrs).
Porém essa receita que peguei do programa Dia a Dia da Band é bem vinda par qualquer ocasião.
Na verdade está mais para torta sofrer de natal. Pois se apesar de simples ela é cheia de detalhes que se você deixar para a última hora atrasa um pouco. Mais o resultado final vale realmente a pena


Ingredientes:


200 g de farinha de trigo
100 g de amido de milho
1 colher (chá) rasa de sal
1 colher (chá) rasa de fermento em pó
150 g de manteiga sem sal gelada e picada
1 ovo tipo jumbo ligeiramente batido (60 g)
75 ml de leite UHT Integral

Recheio:
2 dentes de alho bem socados
1 cebola grande bem picada (150 g)
½ envelope de caldo em pó de legumes
100 ml de caldo de frango (bem saboroso)
300 g de peito de peru defumado ralado grosso (usei frango desfiado)
1 colher (sopa) farinha de trigo
Sal, molho de pimenta e noz-moscada ralada

Demais Ingredientes:
150 g de queijo Minas Padrão ou mussarela ralada no ralo grosso
150 g de requeijão cremoso firme (de bisnaga)

Cobertura Souflé:
500 ml de molho Bechamel firme (receita abaixo)
200 g de creme de leite UHT
50 g de queijo parmesão ralado fino (usei o queijo meia cura)
100 g de mandioquinhas cozidas e espremidas ainda quentes
2 gemas de ovos jumbo peneiradas
Sal, pimenta branca e noz-moscada ralada a gosto
2 claras de ovos jumbo batidas em neve

Bechamel Firme:
25 g de manteiga sem sal (usei com)
30 g de farinha de trigo
500 ml de leite UHT Integral
Sal, pimenta branca e noz moscada ralada a gosto

Modo de preparo

Massa:
Bata no processador todos os ingredientes secos e a manteiga até obter uma "farofa" úmida.(Como não tenho processador misturei com as mãos mesmo) Junte os demais ingredientes e bata até obter uma massa.Deixe a massa gelar por 30 minutos e empregue na montagem final da torta.



Cobertura Souflé:
Em uma tigela grande misture o Bechamel, o creme de leite, o queijo, as mandioquinhas e as gemas até ficar homogêneo, temperando a gosto. Junte as claras em neve e envolva delicadamente. Empregue.

Bechamel Firme:
Em uma panela média derreta a manteiga e doure a farinha de trigo.Junte o leite e mexa até abrir fervura e engrossar, temperando a gosto. Empregue frio.

Montagem das Tortas:
Distribua a massa aberta forrando o fundo e lateral de duas formas de 20 cm de diâmetro ou uma de 24 cm de diâmetro.Em seguida pincele o fundo da massa com clara de ovo, fure-a com um garfo e leve ao freezer por dez minutos, quando então, polvilhe o fundo com farinha de rosca.Distribua todo o recheio no fundo da forma, salpique por cima com o queijo e com pelotinhas de requeijão firme e finalize com a Cobertura Souflé, salpicando com queijo parmesão ralado fino.Por último leve as tortas ao forno preaquecido à 200ºC e asse até que estejam bem douradas. Deixe amornar e desenforme. É deliciosa!!!O rendimento será de 2 tortas médias ou 1 torta grande.

A receita foi do chef Alvaro Rodrigues.

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Cheesebúrguer de assadeira

A receita de hoje é mais uma delícia de minha irmã, ela retirou do livro patés e petiscos. Simplesmente maravilhosa. Eu recomendo.


Ingredientes:

Massa:
2 ovos
2 xícaras (chá) de leite morno
1 xícara (chá) de óleo
2 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (chá) de sal
1 colher (sopa) de fermento seco
4-5 xícaras (chá) de farinha de trigo

Molho:

1 xícara (chá) de maionese
2 colheres (sopa) de ketchup
1 colher (sopa) de mostarda
1 cebola picada
1 colher (chá) de açúcar
1 colher (chá) de sal

Recheio:

10 hambúgueres malpassados
10 fatias de queijo muçarela
1 lata de milho verde
fatias de tomate

Preparo:

Massa:
Bata todos os ingredientes no liquidificador menos a farinha. Despeje em uma tigela e acrescente a farinha aos poucos. A massa deve ficar pegajosa

Molho:
Misture todos os ingredientes do molho.

Montagem:

Unte uma assadeira, coloque metade da massa. Espalhe o molho, coloque os hambúrgueres, o queijo, o milho verde e o tomate. Cubra com a massa restante, e leve para assar em 180º por 45 minutos.
Para dar cor, ao invés de pincelar ovo minha irmã colocou sobre a massa molho shoyo antes de levar ao fogo.

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Nhoque de mandioca com molho de salsicha

Já faz um bom tempo que estou com vontade de fazer nhoque (e comer é claro). Mas esse de hoje teve um pequeno acidente. A receita pedia apenas um ovo. Porém me distrai e olhei na receita de baixo ( que era de pamonha assada) e coloquei quatro ovos. Aff.
Para concertar tive que colocar mais farinha, e muito tempero. Mais no final deu tudo certo.



Ingredientes:
1 kg de mandioca cozida e expremida
1 ovo (coloquei quatro sem querer)
1 colher de mandeiga
4 colheres de farinha de trigo (para concertar o acidente com os ovos coloquei 2 xícaras)

Preparo:
Misture bem todos os ingredientes. Coloque 2 litros de água para ferver, e um fio de óleo. Com uma nhoqueira faça os nhoques e vá colocando-os na água. Os que boiarem já estão prontos.
Se não tiver uma nhoqueira, faça os nhoques enrolando-os como cordão.
Sirva com molho de salsicha.

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Nhoque de Assadeira

Trago mais outra receita da minha irmã. E essa foi uma delícia. O bom é que fica sendo para o dia 29, já que todo dia 29 é dia de comer nhoque.
Ela pegou a receita da internet mais não sabe de qual blog. Então se alguém reconhecer a receita se identifique para que possamos dar os devidos créditos.



Ingredientes:
Molho: 2 colheres de sopa de azeite
500 gramas de carne moída
1 cebola picada
1 cubo de caldo de carne
2 latas de molho de tomate pronto (ela usou uma)

Nhoque:
1 kilo de batata cozida e espremida
2 colheres de sopa de manteiga derretida
1 colher de sopa de queijo parmesão ralado (ela usou queijo curado)
2 xícara de chá de farinha de trigo (usou apenas uma, e ficou ótimo)

Recheio:
4 xícaras de chá de queijo muçarela ralado
3 xícaras de chá de presunto ralado

Preparo:
Para o molho, em uma panela, aqueça o azeite em fogo médio, doure a carne e a cebola. Adicione o caldo de carne e o molho de tomate e cozinhe, mexendo de vez em quando por 10 minutos. adicione o orégano e reserve. Para o nhoque, em uma tigela grande, misture a batata, a manteiga, o queijo, a farinha e sal. Em um refratário médio intercale camadas de massas, de muçarela, molho. Polvilhe queijo e leve ao forno por 30 minutos.


Esta é minha irmã que se tornou a nova colaboradora do blog

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Panqueca de carne moída simples



Panqueca está entre os pratos que mais gosto de fazer. Gosto de fazer aquela virada com as panquecas na frigideira. Me sinto uma chef profissional. Confesso que nessas viradinhas eu perdi duas panquecas, uma ficou toda estragada e a outra na hora da virada caiu no fogão. Fiz uma lambreca. Mais se não for pra fazer assim não tem graça.

Ingredientes:

5 ovos
7 colheres de farinha de trigo
2 ½ xícaras e meia de leite

Preparo:
Bata tudo no liquidificador. Unte uma frigideira com óleo e faça as panquecas uma a uma. Coloque o recheio, enrole e arrume em um pirex. Cubra com molho e salpique queijo.
Carne moída:
Refogue 200 gramas de carne moída. Acrescente 3colheres de extrato de tomate, e meia xícara de água. Tempere bem. É importante não formar caldo. Se desejar, ao invés de extrato coloque um copo de requeijão cremoso.

Molho:
Você pode comprar a lata do molho já pronta, ou então fazer, com uma colher (daquela de fazer arroz) cheia. Faça do seu modo. 

sábado, 5 de novembro de 2011

Sopa de salsicha

Gente essa receita é muito simples e fácil de fazer, e além de ser bem rapidinha.



Ingredientes:
500 gramas de salsicha
3 colheres (sopa bem cheias) de extrato de tomate
2 litros de água
1 cebola picadinha
tempero e pimenta a gosto
500 gramas de macarrão parafuso.

Preparo:
Em uma panela refogue a cebola. Acrescente o extrato, frite um pouco. Coloque a água, o tempero e as salsichas. Deixe ferver. Coloque um fio de óleo e o macarrão. Espere o macarrão cozinhar e está pronto.

domingo, 30 de outubro de 2011

Rondeli com massa de pastel




Meu pai havia comprado um rolo de massa de pastel. Porém em casa ninguém está comendo frituras. Para não desperdiçar a massa fiz uma pesquisada no google e vi várias receitas de panqueca com massa de pastel. Seguindo o mesmo estilo fiz rondelis.

Para fazer é bem simples. Primeiro o molho branco.
Ingredientes:
1 litro de leite
2 colheres de margarina
meia cebola picada
1 caixa de creme de leite
2 colheres de farinha de trigo dissolvidas em um copo de leite
tempero a gosto.

Preparo:
Refogue a cebola na margarina, acrescente o leite, e tempere. Quando ferver coloque a farinha dissolvida no leite e por último o creme de leite.

Recheio:
Você pode fazer com presunto e queijo ou com carne moída. Eu fiz com carne moída.
Pegue meio quilo de carne moída e refogue como seu costume. Acrescente3 colheres bem cheias de estrato de tomate. Depois coloque cerca de meio copo de água. OU então ao invés do estrato coloque requeijão cremoso a vontade.

Montagem.

Recheie a massa de pastel. Enrole como rocambole e corte em pequenos pedaços. Coloque em uma forma que esteja com o fundo coberto com o molho branco. Depois coloque o restante do molho por cima. Polvilhe com queijo muçarela ralado. Leve para assar por cerca de 40 minutos em fogo algo.

sábado, 20 de agosto de 2011

Ninho com requeijão ao molho de salsicha




Vi essa receita em uma comunidade do orkut, só que era ninho com catupiry à bolonhesa. Como não tinha nem catupiry e nem carne moída, fiz algumas variações. E caramba, ficou muito bom.

Ingredientes:
1 pacote de macarrão ninho
100 gramas de presunto ou mortadela
300 gramas de queijo muçarela
1 1/2 xícara de extrato de tomate (o elefante é bom que rende mais)
2 litros de água
meia cebola
2 dentes de alho
1 colher de óleo
meio quilo de salsicha
meio pacote de requeijão cremoso

Preparo:

Faça o molho, refogando a cebola e o alho no óleo. Coloque o extrato, a água e tempere bem. Adicione a salsicha (é importante que o molho fique bem ralo).
Em uma assadeira forre com molho, coloque os ninhos, dê uma furada no meio e coloque um pedaço de mortadela, queijo e requeijão. Jogue o molho, tem que cobrir tudo e por cima mais queijo.
Deixe no forno por cerca de uma hora.


sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Fogaça



Sempre tive vontade de fazer essa receita. E ela é realmente gostosa de fazer e de comer.

Ingredientes:

750 gramas de batatas cozidas e espremidas
50 gramas de fermento biológico ou 2 pacotes do granulado
1/2 copo de leite morno
3/4 de copo de margarina
sal
farinha de trigo até o ponto.

Recheio:
3 tomates picados, sem pele e nem sementes
presunto a gosto
queijo a gosto
orégano

Preparo:

Dissolva o fermento no leite e junte a batata, a margarina o sal e vai colocando a farinha, trabalhando com as mãos.
Deixe descansar até dobrar o volume. Leve ao forno médio preaquecido e asse até dourar.

Essa massa cresceu uma maravilha