Seguidores

Mostrando postagens com marcador maravilhas da gastronomia. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador maravilhas da gastronomia. Mostrar todas as postagens

domingo, 2 de setembro de 2012

Pastéis de Belém

Ultimamente ando muito interessada na gastronomia portuguesa. Fiz amizade e hoje sinto carinho por várias blogueiras desse país irmão do Brasil. A culinária é bem rica, e pelas minhas pesquisas, é orgulho nacional. Fiquei super interessada na lista das sete maravilhas da gastronomia portuguesa. E nessa lista estão os maravilhosos pastéis de Belém, que também fazem parte das 7 maravilhas da gastronomia mundial. Merecidamente.
Essa foi a primeira vez que fiz os famosos pastéis, e também a primeira vez que os comi, então não sei se ficaram ideais, mas foram aprovados por unanimidade. E será repetido. Peguei no site Sabor Intenso (aqui). Porém fiz algumas pequenas alterações.
Como aqui na minha região não se acha massa folhada para comprar, e nem a margarina própria para fazer, fiz com a gordura vegetal, mas não ficou muito bom, mas eu gostei. Porém tentarei de novo. A massa folhada também está no site Sabor Intenso.

Com essa receita abro um novo tópico intitulado: Maravilhas da gastronomia. Onde sempre postarei receitas consideradas como maravilhas, seja de Portugal, mundial, do Brasil ou outro país.


Vamos para a receita:

Ingredientes:
600g de Massa Folhada fresca ou de compra
500 ml de leite
1 casca de limão
1 pau de canela (não coloquei por causa dos chatos de plantão)
60g de maisena
500g de açúcar
250 ml de água
1 lata de leite condensado7 gemas

Preparo:

Com o rolo da massa, estenda a massa, enrole-a e corte em rodelas com espessuras de 1,5 cm, e coloque dentro de forminhas para empada (ou para pão de mel) untadas com manteiga.
Coloque as formas num tabuleiro de ir ao forno. Dissolva a maisena em um copo de leite, e leve o restante para ferver com a casca de limão e a canela, assim que levantar fervura acrescente a maisena dissolvida. Mexendo sempre bem. Em uma panela leve ao fogo o açúcar e a água e mexa.
Depois de começar a ferver, deixe ferver exatamente 3 minutos.
Junte a calda de açúcar em fio ao leite e misture bem.
Coe tudo e deixe esfriar
NOTA: Deixe mesmo até ficar frio.
Bata as gemas com o leite condensado no liquidificador por cinco minutos, e misture com o creme. 
 Depois de cozidos, desenforme.
Sirva quentes ou frios, polvilhados com açúcar em pó ou canela em pó.