Seguidores

Mostrando postagens com marcador Dicas. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Dicas. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Dicas para fazer a massa crescer rápido

Se tem um assunto que entendo é massa. Já apanhei, já fiz umas que não fermentavam. E de dicas, aulas, práticas e erros, consegui formar meus conhecimentos. E venho dividi-los com vocês, para que percebem que massa não é bicho de sete cabeças. Que é fácil e prazerosa de fazer.


Então vamos para as dicas:

·         Use líquidos mornos (nunca frios e nem quentes)
·         Ovo em temperatura ambiente
·         Na hora de descansar cubra com plástico
·         Jamais deixe o sal ter contato direto com o fermento
·         Se estiver ensolarado, coloque protegido em um local da casa que pegue sol
·         Se estiver frio, deixe a massa no guarda roupa de baixo das cobertas (isso dá certo)
·         Também em tempo frio ligue o forno por um minuto, desligue e coloque a massa lá dentro (dica de sogra, muito boa)
Essas são as dicas que tenho para oferecer, quem tiver mais dicas é só comentar. E sempre que você trabalhar a massa e ela estiver “teimosa”, ou seja, você estica e ela volta, é porque não cresceu o suficiente.

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Dicas para economizar energia na cozinha

Nos dias de hoje economia é fundamental. E todos que tem a cozinha no seu dia a dia (seja por profissão, lazer, ou dona de casa) sabem a necessidade de economizar energia, não apenas pelo financeiro, mas também pelo social, pois cozinha também é sustentabilidade.
Separei algumas dicas de ouro que irão ajudar tanto no bolso, quanto para a saúde do planeta.



  • Ambiente claro com iluminação natural
  • Cuidado ao utilizar eletrodoméstico para poucos pratos. Ou seja, se a porção é pouca, e não vai atrapalhar, dispense o eletrodoméstico.
  • Abra o menor tempo possível geladeiras e freezer
  • Não deixe a geladeira próxima do fogão
  • Fazer manutenção permanente dos equipamentos
  • Trocar equipamentos velhos pelos modernos
  • Utilizar alimentos frescos ao invés de congelados
  • Tampe a panela
  • Sempre que possível use a panela de pressão 
Essas são apenas algumas dicas simples. Espero que seja útil. bjos


Iris

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Testado e aprovado: pão de queijo mineiro

Se tem uma coisa que brasileiro gosta é de comer um pão de queijo quentinho com café. Mais se tem duas que nem todos gostam é de fazer o pão de queijo, e se tem outra que definitivamente ninguém gosta, é de pão de queijo velho e borrachudo. 
Esses dias no supermercado encontrei um pão de queijo congelado. Preço acessível, bem explicado, fácil e super gostoso. Opção perfeita para os exigentes e preguiçosos de plantão (ou ocupados né). Mais não seja desatento, deve seguir a risca as recomendações da embalagem.



Vale ressaltar que esses pães de queijos congelados são sucessos no exterior. Veja essa reportagem sobre o assunto aqui


sábado, 9 de junho de 2012

Relação entre alimentação e nutrição




Ditado conhecido e super verdadeiro é: saco vazio não para em pé. Eu mesma se não me alimentar corretamente, logo minha pressão abaixa e viro uma amostra inútil de gente (rsrsrs).
Vamos falar sobre alimentação
Alimentação é um ato voluntário e consciente. O alimento nos dá condições para o crescimento, além de fornecer energia para as diversas funções do organismo.
Os nutrientes são substâncias presentes nos alimentos, e são utilizadas pelo organismo. Nutrir-se é um ato involuntário, inconsciente. Mas apesar dessa afirmação, podemos procurar conhecer melhor sobre o que nos alimentamos, para que a nutrição não seja apenas esse ato inconsciente, e também consciente, ou seja, que tenhamos consciência de que alimentação e saúde andam juntas, e que não caiamos no vício da automedicação para manter o bem estar do nosso corpo.
Os nutrientes são: proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e sais minerais.




NUTRIENTES
ALIMENTOS
FUNÇÕES
Proteínas

Carne (boi, porco, aves, peixes), ovos, leite e
derivados
São importantes para a construção
do organismo, como os nossos
ossos, pele e músculos.
Carboidratos

Cereais, pães, massas, bolo, batatas, açúcar.
Fornecem energia para as atividades
do dia-a-dia.
Gorduras

Óleos, gorduras, margarinas
Combustível mais energético de nossas células
Vitaminas

Frutas em geral, leites e derivaos, etc
São necessários ao bom funcionamento do

Sais Minerais

Água, carnes e legumes em geral, leites e derivados e sal
organismo, auxiliando na prevenção de
doenças e no crescimento.


Podemos concluir então que alimentar bem não é uma questão de quantidade, e sim de qualidade. E quando digo qualidade não estou falando em preço, estou falando em valor nutricional. Alimentar bem também é questão de qualidade. Todos conhecem histórias de mães (malucas) que metem de forma grosseira colheradas de legumes goela abaixo de seus filhos. Essa atitude radical que nada ajuda, sou muito mais fazer uma sopinha bem temperada de verduras, e triturá-las no liquidificador, ou então um bolo de cenoura ou beterraba com uma cobertura deliciosa de chocolate. Ou seja, formas de se alimentar bem são muitas. Aqui no meu blog e em vários você pode encontrar dicas super legais. (Confesso que ultimamente não abordei bem a questão da boa alimentação) Me comprometo a trazer mais alimentos saudáveis para o blog.

Recomendo que vocês façam um teste sobre a sua nutrição, muito bom. É claro que o intuito não é substituir a consulta á um nutricionista, porém é bom para ter noção dos seus hábitos alimentares. O meu resultado foi horrível. (clique aqui)


Algumas receitas com valor nutricional:
Casca de mandioca (pode parecer horrível, mais vale a pena) (receita aqui)
Bolo de beterraba (receita aqui)
Bolo de cenoura especial (receita aqui)
Creme de laranja com cenoura (receita aqui)
Salada Primavera (receita aqui)

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Dica de lanche escolar rápido

Aqui em casa sou a responsável por arrumar o lanche da minha sobrinha. Em geral gosto eu mesma de fazer, mais as vezes não dá tempo, então o jeito é recorrer ás bolachas recheadas ou salgadinhos. Porém sempre volta metade do pacote, além de não ser saudável.
Mesmo quando não dá tempo, gosto eu mesma de preparar alguma coisinha bem rápido, como hoje, que apenas dei um toque. Comprei um bolo prontinho, e apenas cobri com uma cobertura de chocolate bem simples (receita aqui) e enfeitei com chocolate granulado.

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Agora você pode imprimir as receitas com praticidade

Para facilitar para todos, o blog agora está contanto com um novo recurso. Agora toda vez que você ver uma receita e gostar, é apenas clicar no botão imprimir e pronto. Não precisa mais ir no velho Ctrl C/ Ctrl V.

sábado, 28 de janeiro de 2012

Desafio dos cinco

A Patrícia do blog Meu canto na cozinha me passou esse gostoso desafio. Adoro essas brincadeiras que fazem agente refletir sobre nós mesmos. Eu particularmente recomendo o blog dela. Tem uma coisa de brasileiro com americano. Super suculento. 

Dasafio dos 5


5 coisas que eu gostaria de fazer antes de morrer

Quero conhecer Paris
Conhecer o Afeganistão (acreditem, sonho conhecer aquele país)
Fazer um curso de culinária
Ir à algum programa de culinária
Conhecer a vila do Chaves

5 coisas que faço bem

Sei falar bem
Interpretação de texto
Cozinhar
Contar piadas
Brincar com meus sobrinhos

5 Defeitos

Falta de paciência
Bagunceira
Dificuldade de controlar o emocional
insegura
Crítica (na verdade não me acho crítica, mais todos que me conhecem reclamam que sou, então devo ser)

5 Coisas que adoro

Minha família
Cachorros
culinária
novela
conversar com gente inteligente

5 coisas que detesto

Peixe
Gente ignorante
fanatismo religioso
tempo quente
Pessoas convencidas

5 pessoas para quem eu passo esse desafio






Fiquem a vontade para seguirem ou não o desafio. Mais confesso que prefiro que vocês aceitem. 

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Dica de saúde: casca de mandioca combate a anemia

Minha mãe quando fez parte da pastoral da criança aprendeu várias dicas para combater desnutrição, uma delas foi utilizar casca de mandioca nas refeições. Não pode ter mandioca que minha mãe logo está fazendo a gororoba dela. No início eu não experimentava, mais hoje resolvi provar, pois minha mãe sempre como e vive com a saúde a mil. E o gosto dela é o mesmo do palmito, aprovei, sempre que tiver vou comer também, e achei legal trazer essa dica para vocês, uma forma de cuidar da saúde.

Super simples, quando você for descascar a mandioca pegue a casca, lave-a bem. Corte em tirinhas, refogue e cozinhe, até estar mole. Tempere a gosto e sirva.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Como fazer para o peixe não grudar na forma na hora de assar?

A dica de hoje minha mãe que me deu. Sabe quando caprichamos naquele peixe assado mais na hora de retirar da forma ele gruda? Então descobrimos uma forma de superar isso. Super simples, basta você cortar batatas em rodelas um pouco grossas. Unte a forma que fará o peixe, coloque as batatas e o peixe por cima. Dá super certo. Foi testado e aprovado.

E ainda comeram as batatinhas

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Tipos de fermento e suas utilidades

Já faz um tempo que vi essa dica no canal bem simples. Do programa "a confeitaria". Achei bem legal e resolvi dividir com quem não teve a oportunidade de ver.

Tipos de fermento:

Fermento químico:
Tortas, bolos e biscoitos


Fermento biológico:
Pães, roscas, pizzas etc...
 Esse fermento com o açúcar ajuda na fermentação. Com o sal, atrasa a fermentação.
Por isso é interessante, quando se prepara uma massa de pão que você acrescente o sal depois de iniciar o processo de sovar a massa. Lembrando que o sal é importante, pois ele controla a fermentação.
Nesse tipo de fermento há o fresco e o seco. O fresco necessita de certos cuidados, como o de ser armazenado em local refrigerado. Enquanto que o seco não pede essas exigências. Uma receita que pede 40 gramas de fermento fresco, pode ser substituído por 20 gramas do fermento seco.

Veja o vídeo aqui

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Como desfiar frango na panela de pressão?

Um dia desses minha sogra me forneceu uma dica preciosa de como desfiar frango na panela de pressão. Depois dessa dica, nunca mais perdi meu tempo com os dedinhos, ou com a técnica do garfo.
A técnica é super simples e eu recomendo.
Faça assim. Desosse o peito de frango e corte-o em cubos. Se você quiser desfiados grandes, cubos grandes, se for pequeno, cubos pequenos. 
Coloque uma xícara e meia de óleo na panela de pressão, meia xícara de água, o frango e tempere a gosto.
Leve a panela ao fogo e deixe dez minutos após pegar a pressão.
Passado o tempo, retire todo o óleo da panela. Feche a tampa e comece a sacudí-la de cima para baixo. Logo você perceberá que o frango irá sendo desfiado.

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Segredos da comida congelada: pratos simples e refinados

Em uma apostila sobre alimentação achei essas dicas super legais. Então decidi dividir com vocês.

ESCOLHA BEM OS VEGETAIS QUE VÃO SER CONGELADOS:


Você pode congelar praticamente todos os vegetais, exceto os que vão ser consumidos crus, como alface, agrião, pepino e outras folhas verdes. Mas para que eles  conservem todas as suas propriedades precisam ser muito bem escolhidos e preparados convenientemente. Não esqueça que os cuidados começam na hora da compra: selecione vegetais frescos, tenros e de boa qualidade. Depois, lave cuidadosamente, desprezando as partes mais maduras ou machucadas e retire as cascas e sementes.
O próximo passo é escaldar, passando tudo por água fervendo misturada com uma colher (sopa) de suco de limão para os vegetais conservarem suas características naturais como cor e sabor, além de retardar a ação das enzimas e o desenvolvimento de algumas bactéricas. Para isso, é importante observar que o tempo de escaldamento varia de produto para produto:

  • abobrinha em rodelas 5 minutos
  • almeirão 3 minutos
  • acelga 2 minutos
  • couve 1,5 minutos
  • cenouras inteiras 5 minutos
  • milho em espigas 2 a 8 minutos
  • broto de feijão 2 minutos
  • palmito 3 minutos
  • madioquinha 1 minuto
  • beterrabas pequenas 3 minutos
  • beterrabas grandes 9 minutos e só corte depois de resfriada
  • cogumelos: devem ser fritos na manteiga por 4 minutos e embalados com a água que se junta durante a fritura.
  • Sala e outros temperos verdes: deixe escorrer a água, pique bem e embale em porções pequenas. Também podem ser congeladas em forminhas de gelo com água. 
  • Batata frita: deve ser frita normalmente, mas sem corar. Congele em aberto e só depois embale e armazene. Refrite antes de servir.
  • Os vegetais escaldados podem ser congelados até por um ano. Os pratos à base de vegetais até três meses. Já purê e legumes duram de seis a oito meses.
CONGELAMENTO: ECONOMIA DE TEMPO E DINHEIRO

È o método mais fácil e rápido de preservar o sabor, a textura, a aparência e o valor nutritivo de muitos alimentos. Sua praticidade é tão grande que é impossível ignorá-la. E as vantagens são muitas.

VANTAGENS DO CONGELAMENTO:

  • Você aproveita a safra, com economia de preço e esbanjamento de qualidade.
  • Você cozinha num só dia toda a comida da semana ou do mês.
  • Você está preparada para uma visita inesperada.
SEGREDOS DE UM BOM CONGELAMENTO

  • Para congelar, é essencial que todos os alimentos sejam de primeira qualidade, uma vez que o congelamento apenas preserva estas qualidades: não as desenvolve.
  • As carnes devem ser magras com pouca gordura, porque esta se deteriora mais rapidamente.
  • Peixes, aves, ovos e laticínios precisam ser frescos.
  • Os ingredientes dos pratos preparados também devem ser de primeira. Alguns não congelam bem e podem comprometer o prato.
  • A embalagem deve ser bem feita e apenas os alimentos frios devem ser embalados.
  • Nunca encha totalmente um recipiente quando for colocar líquidos ou semi-líquidos para congelar. Assim eles têm espaço para se expandir.
  • Não congela alimentos descongelados. Ficam moles e aguados.
  • Não confie na memória. Fica difícil distinguir um alimento do outro quando congelado. Etiquete tudo. Coloque o nome do prato, a quantidade e a data do congelamento.
EMBALAGEM: UM PONTO CRUCIAL:

  • Tudo o que for ficar no freezer deve ser cuidadosamente embalado e fechado para não entrar. Disso depende a conservação de suas propriedades.
TIPOS DE EMBALAGEM:

  • Sacos plásticos, bem resistentes. Vai ser a embalagem externa de tudo o que for ao freezer. E é a embalagem única para legumes, verduras e carnes cruas.
  • Travessa, pirex ou refratários: tudo que resiste ao forno, resiste ao freezer.
  • TV Dinner - são bandejas com divisórias internas que permitem guardar uma refeição individual.
  • Pratos e bandejas com tampa e sistema de fechamento manual.
  • Tigelas de plástico - as melhores são as que fecham a vácuo.
  • Também vale improvisar formas de gelo, copos plásticos...
  • Fita crepe para lacrar e vedar a embalagem, depois de tirar o ar.
O QUE NÃO CONGELAR:

  • Alface, pepino e outras verduras e legumes que você for usar crus em saladas ou que tenham muita água em sua composição.
  • Ovos crus, porque se quebram.
  • Creme de leite e queijos cremosos.
  • Pudins e cremes à base de maisena.
  • Maionese.
  • Macarrão cozido sem molho.
  • Banana, maçã, pêra e melão.
  • Tortas com merengue, bolos recheados com creme.
  • Gelatina pura.
  • E lembre-se sempre de que nada saído do freezer pode voltar: tem de ser consumido em seguida. A única exceção.
DESCONGELAMENTO

  • é tão importante quanto o congelamento. Pode ser feito de três maneiras:
  • Diretamente no fogo ou no forno.
  • À temperatura ambiente.
  • Lentamente na geladeira.
  • Quando for descongelar à temperatura ambiente ou na geladeira, não desembale.
ORGANIZAÇÃO:

  • O ideal seria que seu freezer tivesse uma temperatura constante. Cada vez que você abrir a porta, procure fazê-lo o mais rapidamente possível. Por isso etiquete tudo com cores diferentes. Por exemplo: vegetais cem etiquetas verdes; carnes, etiquetas vermelhas; pratos prontos, marrons; etc. Assim será fácil localizar o que procura.
RESFRIAMENTO:


  • Todo prato pronto ou vegetal, que tenha sido cozido no vapor, deve ser resfriado antes de ir para o freezer para cessar seu cozimento e não passar do ponto.
COMO RESFRIAR:

  • Coloque água numa bacia com gelo. Arrume o alimento no recipiente em que vai congelar e mergulhe na bacia. NO caso de vegetais, embale depois de tê-los resfriado. Só então leve ao congelador.
OQUE CONGELAR?

  • Claro que principalmente o que você gosta. Se você adora  cerejas, que só aparecem no mês de dezembro

OBS: Informação retirada da apostila 'Manual de fabricação de alimentos". Sem maiores informações.