Seguidores

Mostrando postagens com marcador Pão. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Pão. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Pão recheado de frango e purê de batatas

Se tem uma receita que amo fazer é pão. E ontem no domingo, aproveitei o calor (pois a massa cresce uma beleza) e corri para a cozinha. Minha intenção era fazer o lanche para a Teté levar para a escola, porém só sobraram vasilhas sujas. Mais não se preocupem, a Teté não ficou sem lanche, compramos os ingredientes e fiz bauru para ela levar à escola.

Mais voltando ao que interessa, lá vai a receita.




Ingredientes massa:
1 kg de farinha de trigo (cerca)
1 ovo
300 ml de água morna
3 colheres de açúcar
1 colher (chá) de sal
1 pacote de fermento granulado seco (ou 30 gramas do fermento biológico)


Preparo:
Em uma vasilha misture o ovo, a água e o fermento. Acrescente um pouco da farinha e o açúcar e misture bem. Quando a massa começar a ficar homogênia coloque o sal.
Trabalhe a massa até o ponto de véu (aquele em que você estica a massa e ela não rasga).
Trabalhar até o ponto de véu é o segredo, dá um pouquinho de trabalho, mais o resultado final compensa tudo.
Leve para descansar em um pirex untado e cubra com plástico. Deixe descansar em um lugar que pegue sol por cerca de 40 minutos, ou até dobrar o tamanho. (Usando a dica do plástico e descansar no sol, sua massa ficará um monstro de tão grande)

Recheio

1 peito de frango desfiado e bem temperado
500 gramas de batata cozida e amassada
2 colheres de margarina

Preparo:
Em um processador (ou liquidificador) bata a batata com a margarina e tempero de seu gosto. Misture o purê com o frango.

Faça um recheio bem farto.

Abra a massa, rechei-e e faça a trança. Pincele gema, e deixe descansar por dez minutos.
Torne a pincelar gema e polvilhe orégano. Leve para assar por cerca de 30 minutos.
O purê de batatas no recheio faz toda a diferença




terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Panetone caseiro

A receita de hoje é um panetone maravilhoso. Achei a receita em uma comunidade no orkut. Foi mostrada no mais você em 2007 com Rogério Shimura.



Ingredientes

Massa Biga
120 g de farinha de trigo
70 g (ou 70 ml) de água
3 g de fermento biológico
Esponja
300 g de farinha de trigo
60 g de fermento para pão
300 g (ou 300 ml) de água
Massa do Panetone
600 g de farinha de trigo
30 g de leite em pó
190 g de açúcar
100 g de massa biga (feito no dia anterior)
10 gemas
esponja preparada
15 g de essência de panetone (ou raspa de 1 laranja e raspa de 1 limão)
10 g de sal
100 g de manteiga
Recheio do Panetone
400 g de frutas cristalizadas
400 g de uva passa (ou 600 g de chocolate em gotas ao leite ou 450 g de laranja desidratada e picada e 350 g de amêndoas)
Cobertura de merengue
3 claras
180 g de açúcar de confeiteiro
150 g de castanha de caju picada grosseiramente



Modo de fazer:
Massa Biga

Numa tigela misture a farinha de trigo, a água e o fermento biológico e deixe descansar em temperatura ambiente por 24 horas. Reserve.

Esponja

Numa tigela misture a farinha de trigo, o fermento para pão e a água e deixe a massa descansar por 30 minutos. Reserve.

Panetone

1º - Numa tigela coloque a farinha de trigo, o leite em pó, o açúcar, a massa biga e as gemas e misture bem com auxílio das mãos.

2º - Junte a esponja preparada e a essência de panetone ou raspa de laranja e limão e o sal. Misture novamente a massa até formar uma bola seca.

3º - Neste momento transfira a massa para uma mesa (de preferência de mármore) e junte a manteiga. Sove a massa até ficar lisa e um pouco pegajosa.

4º - Adicione o recheio de sua preferência e misture delicadamente para agregar todo o recheio a massa.

5º - Porcione em 550 g ou 100 g e deixe descansar por 30 minutos. Depois deste tempo, pressione a massa com as mãos e boleie-a.

6º - Colocar nas fôrmas próprias para panetone (coloquei em forma de assar bolo, um pouco abaixo da metade) e levar para fermentar na geladeira de um dia para o outro. Retire da geladeira e espere a massa crescer dentro das fôrmas por mais ou menos 1 hora.

Para um panetone com brilho: Pincele ovos, faça um X em cima da massa de panetone, coloque um pedaço de manteiga e leve ao forno pré-aquecido a cento e setenta grau

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Pão de linguiça

Ontem com vontade de fazer um pãozinho criei esse com linguiça. Ficou tope.
Ficou uma delícia



Ingredientes:

meio litro de água morna
2 pacotes de fermento biológico granulado
2 ovos
1 colher de sal
2 colheres de açúcar
3/4 de xícara de óleo
Farinha de trigo até o ponto (cerca de um quilo)

Preparo:
Em uma bacia coloque a água, o fermento, os ovos, o sal e o açúcar. Misture bem com o auxílio de um garfo. Acrescente o óleo e continue misturando. Aos poucos coloque a farinha de trigo. Quando estiver difícil misturar com o garfo passa a mexer com a mão. Quando estiver desgrudando das mães cubra com papel filme e deixe descansar por 45 minutos. (Deixei em cima do telhado, ficou imenso).

Recheio:

600 gramas de linguiça sem a pele
4 batatas cozidas e espremidas
300 gramas de queijo muçarela ralado

Preparo:

Refogue a linguiça (fora da pele) e acrescente a batata. Depois de frio coloque o queijo. Abra a massa, rechei-e como rocambole e faça cortes. Leve para assar por cerca de quarenta minutos.

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Baguete recheada.



Estou na fase do pão. Como fazer massa de pão é delicioso.

Ingredientes:

30g de fermento biológico fresco (2 tabletes)
½ kg de farinha de trigo 
3 ovos 
1 xícara (chá) de leite (morno) 
4 colheres (sopa) de margarina (derretida) 
1 pitada de sal 
1 colher (sopa) de açúcar 
1 cebola pequena picadinha
cebolinha e cheiro verde a gosto.


Preparo:


Em uma tigela coloque o açúcar, sal, fermento, leite, margarina, adicione os ovos de uma vez, a cebola, a cebolinha e o cheiro verde. Misture muito bem com o garfo até homogenizar tudo. Aos poucos vá acrescentando a farinha, até o garfo não aguentar mais e então sove com as mãos. Deixe descansar por 30 minutos, ou até dobrar de tamanho. 
Depois do descanso abra bem a massa. (dividi em três). E coloque o recheio. Deixe descansar mais vinte minutos. Pincele gema e leve para assar.



Recheio:
200 g de mortadela
200g de queijo
orégano
azeite.
Ficaram feinhos né? Mais estavam deliciosos. O pequeno fiz aos quatro queijos.



sexta-feira, 15 de julho de 2011

Broa de fubá





Minha tia havia me desafiado a fazer um pão, e sem recheio. Como eu já estava com vontade de fazer um pão e ainda vi essa receita no blog da Josy:http://cozinhandocomjosy.blogspot.com/. Ela é uma querida, mais infelizmente terá que se ausentar da blogosfera por motivos maiores. Mas sempre compensa dar uma visita ao cantinho dela. Adorei o resultado. Cresceu uma maravilha.

Ingredientes:


500 grs de farinha de trigo 
500 grs de fubá 
60 grs de fermento biológico fresco (utilizei o desidratado, então foi apenas 30 g) 
150 grs de margarina
150 gr de açúcar 
 ovos 
1 colher (café) de sal 
1 colher (café) de essência de baunilha (não usei) 
1/2 litro de água

Preparo:

Faça uma esponja com 50 gramas de farinha de trigo, o fermento e um pouquinho de água. Deixe-a descansar por uns 15 minutos. Após este descanso, adicione o restante dos ingredientes e faça uma massa bem macia. Espere o crescimento dessa massa durante uns 20 minutos. Depois, corte a massa em 2 pedaços iguais, modele-as, coloque em assadeiras untadas, faça levemente uns cortes quadriculados, pincele com gema e salpique um pouco de fubá por cima. Espere o crescimento, até quase atingir o seu dobro, e leve para assar em forno pré-aquecido a 180ºC, por aproximadamente 40 minutos, ou até dourar


sábado, 2 de julho de 2011

Pão recheado

Parecendo um coró.


A receita de hoje tirei de um livro que achei em casa. Super gostosa e fácil de fazer, fica uma beleza.

Ingredientes:
2 1/2 xícaras de farinha de trigo
15 gramas de fermento biológico instantâneo
1 ovo
1 pitada de sal
1/2 xícara de água morna
2 colheres (sopa) de azeite
1 colher de margarina derretida
1 colher (sobremesa) de urucum

Recheio:
100 gramas de bacon picadinho e frito
100 gramas de mortadela picadinha.

Preparo:

Em uma vasilha coloque a farinha, o fermento, o ovo, a água e o azeite. Dê uma misturada e adicione o sal. Depois trabalhe a massa até ela soltar das mãos. Deixe descansar até dobrar de tamanho.
Misture bem os ingredientes do recheio.
Abra a massa com auxílio de um rolo, rechei-a e enrole como rocambole. Leve para assar em forma untada e pincele com a mistura de margarina e urucum. Deixe no fogo até dourar.