Seguidores

Mostrando postagens com marcador Caldos e sopas. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Caldos e sopas. Mostrar todas as postagens

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Feijoada fácil fácil!!!



Ingredientes:

600 gramas de carne de porco (orelha, pele, joelho, beiço...)
2 cebolas (grandes) cortadas em rodelas
1 cabeça de dente de alho (amassados)
500 gramas de feijão preto cozido


Preparo:
Deixe o porco 30 minutos na pressão, com a cebola e o alho e tempero a gosto. Observe bem o cheiro. Pois se estiver forte, será necessário colocar mais cebola e alho.
Em outra panela junte o porco e o feijão. Deixe 7 minutos para apurar. Se necessário corrija o tempero.

Acompanhamento:
laranja e couve temperada

sábado, 14 de abril de 2012

Caldo de Frango

Aqui em Goiás dois pratos sempre tem vês em festas, ou é galinhada, ou é caldo de frango. Muita gente reclama, pois toda festa tem, mais sempre fazem o maior sucesso. A galinhada já postei aqui, hoje é dia do caldo de frango.

Ingredientes:
2 peitos de frangos desfiados
2 cebolas médias
800 gramas de mandioca cozida
1 colher (sopa) de açafrão
4 colheres (sopa) de extrato de tomate

Preparo:

Desfie o frango (siga essa dica). Em uma panela refogue as cebolas em meia xícara de óleo. Coloque o frango desfiado, cerca de um litro de água. Bata a mandioca no liquidificador e acrescente ao frango. Coloque o açafrão, extrato de tomate e tempere a gosto. Sirva com torradas.



sábado, 3 de março de 2012

Macarrão ao molho de frango

Domingo que é domingo é dia de comida especial. Mais domingo passado como era fim de mês a dispensa e a geladeira estavam vazias. Nem um creme de leite, ou queijo, ou algo para dar um toque. Então pensei em fazer um frango na panela de pressão, e com o caldo cozinhar o macarrão. 



Ingredientes
Um pacote de coxa e sobrecoxa
sal e pimenta a gosto
1 xícara de óleo.
1 cebola picada
5 dentes de alho picados
500g de macarrão parafuso

Preparo:
Coloque todos os ingredientes na panela de pressão. Misture. E deixe na pressão vinte minutos. Desligue o fogo, e após sair toda a pressão, tire a tampa. Se tiver saído muito água do frango leve ao fogo novamente para a água secar, e retire o excesso do óleo. Coloque o frango em uma travessa. Ponha um litro e meio de água e mecha bem. Coloque o macarrão e deixe por cinco minutos na pressão. 
Coloque o macarrão com o molho sobre o frango e sirva.


sábado, 5 de novembro de 2011

Sopa de salsicha

Gente essa receita é muito simples e fácil de fazer, e além de ser bem rapidinha.



Ingredientes:
500 gramas de salsicha
3 colheres (sopa bem cheias) de extrato de tomate
2 litros de água
1 cebola picadinha
tempero e pimenta a gosto
500 gramas de macarrão parafuso.

Preparo:
Em uma panela refogue a cebola. Acrescente o extrato, frite um pouco. Coloque a água, o tempero e as salsichas. Deixe ferver. Coloque um fio de óleo e o macarrão. Espere o macarrão cozinhar e está pronto.

sábado, 10 de setembro de 2011

Caldo de mandioca




Ultimamente estou bem sumida da blogosfera. Meu computador está meio dodoi :'(. Por isso da minha ausência. Mais vou sempre dando um jeitinho de postar minhas receitas e espiar os blogs amigos.
A minha última receita foi o bombocado de mandioca. E como havia sobrado um pouco de mandioca crua e ralada, resolvi aproveitar para fazer um caldinho. Como era pouca mandioca pensei que daria pouco caldo. Mais me enganei (ainda bem).

Ingredientes:

200 gramas de mandioca crua e ralada
1 linguiça calabresa cortada em rodelas
100 gramas de bacon
200 gramas de linguiça caipira meia frita
tempero a gosto
3 colheres (sopa) de extrato
batatas cozidas no microondas
água q/b

Preparo:
Em uma panela acrescente óleo, as linguiças, uma cebola picado e alho a gosto. Refogue bem e coloque o bacon. Refogue mais um pouco, coloque a água (cerca de um litro e meio), e aos poucos vai colocando a mandioca. Mecha bem e espere a mandioca cozinha, mais sempre com cuidado para que o caldo não grude na panela. Se necessário vai colocando mais água.Coloque o extrato de tomate. Tempere bem.

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Lagarto ao molho madeira



Minha sogra é cozinheira de mão cheia, super famosa na região. Sempre fico de olho nas delícias dela e como ela sabe o quanto gosto de cozinhar sempre me dá dicas (bem valiosas). Esse molho madeira dela é uma delícia, não aguentei e pedi a receita. Fiz para comemorar o dia dos pais e ficou uma delícia.

Ingredientes:

1 quilo de lagarto cortado. (eu piquei em cubos)
2 cubos de caldo de carne
pimenta
tempero a gosto
4 colheres (sopa) de molho inglês
1 xícara de vinho tinto
1 pimentão cortado em tiras
1 tomate cortado em pedaços
2 cebolas
7 dentes de alho amassados.
4 colheres de farinha de trigo diluido em um copo e meio de água

Preparo:

Em uma panela coloque as cebolas o alho e óleo. Acrescente a carne e vai cozinhando e fritando. Tempere bem. Depois de pronta retire da panela e reserve. Acrescente um litro de água, o molho inglês e o vinho. Deixe ferver por uns cinco minutos e até a borra soltar do fundo. Acrescente o pimentão e o tomate. Coloque a farinha de trigo. Mexa bem até dar uma engrossada. Acrescente a carne.


domingo, 3 de julho de 2011

Sopa de cenoura e beterraba simples



Essa semana fez um frio muito forte, sendo assim minha mãe decidiu fazer uma sopinha, e eu não pude deixar de postá-la aqui.

Ingredientes:

250 gramas de macarrão parafuso
1 cenoura média ralada
1 beterraba média ralada
óleo
sal, pimenta e tempero a gosto.

Preparo:

Em uma panela coloque um litro de água. Quando ferver adicione o macarrão, um fio de óleo e sal. Após o macarrão ficar aldente adicione a cenoura e a beterraba. Tempere e coloque pimenta. Deixe mais um pouco no fogo e sirva em um prato com queijo.

domingo, 5 de junho de 2011

Caldo de frango com torradas.



Frio lascado aqui em Caiapônia, uma gripe que não passa de jeito nenhum. Olhei na geladeira, tinha uns peitos de frango congelado. Aproveitei e fiz um caldinho, acompanhado de torrada, já que em casa está cheio de pão velho, e vi as dicas de passar dente de alho no pão, fiquei curiosa para experimentar. Lá vai a receita:

Ingredientes:

1 Kg de peito de frango
3 cebolas
7 dentes de alho
Pimento e tempeiro a gosto
2 beterrabas
2 cenouras
4 batatas médias

Preparo:

Leve ao fogo e óleo com quatro dentes de alhos amassados, uma cebola cortada em rodelas, e o frango. Frite levemente. Bata os frangos no liquidificador, as beterrabas, as cenouras e as batats. Bata aos poucos e com auxílio de água. Coloque tudo no fogo, misture bem e tempere ao seu gosto. Quando o gosto de cru dos legumes acabar estará pronto. Se você quiser mais caldeado é só colocar mais água, caso contrário ficará mais grosso.

Torradas

5 pães frances dormidos
2 colheres (sopa) de margarina
2 colheres (sobremesa) de orégano
2 colheres (sopa) de azeite
1 dente de alho

Preparo:

Em uma tigela misture a margarina, o orégano e o azeite até formar uma pasta. Em cada pão passe o alho e a pasta dos dois lados, leve ao microondas por dois minutos.

Obs: o frango dessa receita não é o mesmo daquela postagem : o lado negro da culinária.