Seguidores

Mostrando postagens com marcador Peixe. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Peixe. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 29 de julho de 2014

Peixada

Peixe não e bem meu prato preferido, mas não sou preconceituosa e sempre procuro experimentar novos pratos.
Esse de hoje não foi feito por mim, e sim pela minha tia que é uma cozinheira de mão  cheia.

Ingredientes:
Cebola
Cheiro verde
Tempero a gosto
200 gramas cozido, gramas de batatas
200 gramas de cenoura
2 cebolas picadas
1 quilo de peixe pintado cortado
1 vidro de leite de coco
1 caixa de creme de leite

Preparo:

Primeiro frite o tempero, a cebola e o cheiro verde. Em seguida as batatas e a cenoura, refogue e deixe cozinhar um pouco até maciar. Coloque água até cobrir as verduras quando ferver coloque os pedaços de peires cortados. Evite mexer.
Quando tive cozido coloque mais temperos se precisar. Um pouco de leite de coco, ferve mais um pouquinho. Coloque o creme de leite e desligue o fogo.
Mexendo delicadamente até o creme de leite misturar. Se não quizer ele branquinho antes de colocar o leite de coco ponha 2 colheres de extrato de tomate.

Dica:
Para amenizar o cheiro do peixe, ferva águae vá jogando aos poucos e passando a faca para tirar uma mucosa da pele do peixe.


quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Moqueca de peixe

Gente essa receita eu fiz faz um tempo, mas esqueci de postar. Tem base? Antes tarde do que nunca né.
Retirei de um livro de receitas da nestlê bem antiguinho, intitulado "30 Receitas Fora do Comum" da coconut. Sempre adorei aquele livro. Então com esse peixinho que meu primo Tiago deu, aproveitei para fazer a moqueca, que foi do agrado de todos.
Porém fiz uma ou outra mudança.



Ingredientes:
1 Kg de peixe pintado cortado em rodelas
sal pimenta do reino e suco de limão a gosto
2 cebolas grandes em rodelas
1 pimentão verde em rodelas
2 tomates maduros em rodelas
200 ml de leite de coco
(não usei azeite de dendê)
3 colheres de sopa de azeite de oliva

Preparo:
Tempere o peixe com sal, pimenta e limão. Em uma panelade fundo largo, arrume metade do peixe, cubra com metade da cebola, do pimentão, dos tomates. Polvilhe com cheiro verde. Repita as camadas. Regue com o azeite, e o leite de coco. Tampe e deixe por 20 minutos. Mexendo de vez em quando (cuidadosamente).



quarta-feira, 4 de abril de 2012

Bacalhoada

Sei que ando sumida. Não sei se são todos que estão sentindo minha falta, mais eu estou sentindo a falta de vocês. Alguns, leves, empecilhos me afastam da blogosfera. Mais será por pouquíssimo tempo. Em breve poderei dedicar ao blog à atenção que eu sempre quis dedicar.
Mais vamos para essa bacalhoada maravilhosa feita por minha mãe. Será ótima para a sexta feira santa. Dessa vez eu que irei fazer. Amanhã trago também uns bombonzinhos de brigadeiro.


Ingredientes:
800 gramas de bacalhau dessalgado.
200 gramas de batata
1 pimentão verde cortado em rodelas
3 tomates em tiras largas (com sementes)
2 dentes de alho picados
1 cabeça de cebola em rodelas
Azeitona a gosto
Sal e pimenta a gosto


Preparo:
Dessalgue: Em véspera deixe o bacalhau de molho. E troque a água três vezes.
Refogue o bacalhau com a cebola, o alho e o restante dos temperos. Acrescente o tomate, a batatinha (foi colocada sem o pré-cozimento. Sugiro que a cozinhe antes). Um pouco de água. Deixe no fogo até ficar tudo bem macio. Desligue, coloque a azeitona, ovo cozido e salpique cheiro verde.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Como fazer para o peixe não grudar na forma na hora de assar?

A dica de hoje minha mãe que me deu. Sabe quando caprichamos naquele peixe assado mais na hora de retirar da forma ele gruda? Então descobrimos uma forma de superar isso. Super simples, basta você cortar batatas em rodelas um pouco grossas. Unte a forma que fará o peixe, coloque as batatas e o peixe por cima. Dá super certo. Foi testado e aprovado.

E ainda comeram as batatinhas

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Caranha assada



Esse peixe veio lá da fazenda do meu tio. Não gosto de peixe, mais gosto de preparar receitas (vai entender). E esse foi muito bom de se trabalhar.

Ingredientes
1 caranha
suco de 2 limões
sal
ervas
pimenta

Preparo:
Depois do peixe limpo, retire a escama desse com uma faca. Faça cortes no peixe na horizontal, do rabo até próximo a cabeça. Lave com o limão e depois tempere bem. Deixe no tempero por cerca de uma hora.
Cubra com papel alumínio e leve ao fogo por 30 minutos. Retire o papel e deixe por mais 40 minutos.

terça-feira, 28 de junho de 2011

Filé de peixe assado



Hoje foi dia de filé de peixe no almoço. Mesmo não curtindo peixe fiz com todo carinho, e olha que logo acabou tudo.

Ingredientes:

6 filés de peixe
meio suco de limão
7 dentes de alho picadinhos
uma cebola picadinha
2 pimentas malaguetas amassadas
sal a gosto
uma pitada de pimenta do reino
uma pitada de alecrim
pimenta calabresa
3 colheres de sopa de óleo
Azeite

Preparo:

Em uma tigela coloque o suco de limão, alho, cebola, pimentas, sal, óleo e alecrim. Misture bem. Dê furadas nos peixes e os tempere bem. Coloque-os em forma untada e regue com um fio de azeite. Leve para assar por cerca de cinquenta minutos.

terça-feira, 7 de junho de 2011

Peixe assado com ervas secas

Confesso que não gosto de peixe. Já tentei, mais não dá. Porém como estudo a possibilidade de me tornar cozinheira, não devo cozinhar pensando apenas no meu gosto e resolvi me arriscar.

Ingredientes:

1 pintado (700 gramas)
3 colheres (sopa) de azeite
3 dentes de alho amassado
meia cebola bem picada
sal a gosto
pimenta calabresa
salsa desidratada
alicrim desidratado
manjericão desidratado
coentro desidratado
suco de um limão

Preparo:

Um dia antes de servir o peixe lave-o com o limão e coloque os temperios, o alho amassado e a cebola, passe bem por todo o peixe, coloque em uma forma com água até um quarto da forma, leve a geladeira. No outro dia leve para assar por cerca de duas horas. Regando sempre com água temperada.

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Torta de Peixe em camadas




Essa receita foi feita pela minha mãe. Ficou perfeito, então resolvi postar aqui.

Ingredientes:
Recheio:
5 colheres (sopa) de óleo.
750g de peixe pintado (mas pode ser pescada também)
1 cebola cortada em rodelas
2 tomates cortados em rodelas
sal e pimenta do reino agosto
Massa:
1/2 kg de batata cozida e espremida
2 colheres (sopa) de manteiga
1 gema
1/2 xícara de farinha de trigo
1 xícara de maizena
1 colher (chá) de fermento em pó
sal e pimenta do reino agosto
Manteiga para untar
1 gema para pincelar.

Preparo:
Recheio: Aqueça o peixe em uma frigideira com óleo. Junte a cebola, o tomate e tempere. Deixe cozinhar em fogo baixo por cerca de 15 minutos. Retire do fogo e deixe esfriar.
Massa: Em uma tigela coloque a batata, a manteiga, a gema, a farinha, a maizena e o fermento em pó. Tempere. Amasse até ficar homogêneo. Divida a massa em 3 partes iguais.
Montagem: Preaqueça o forno a temperatura média. Unte uma forma redonda e forre com a primeira parte da massa. Coloque metade do recheio. Cubra com outro disco de massa e espalhe o recheio restante. por último, coloque o terceiro disco de massa. Pincele com a gema. Leve ao forno quente de deixe assar por cerca de 25 minutos ou até dourar.