Alguns chamam de bolinho de milho, outros de pamonha frita. Mais independente do nome essa receita é uma delícia. Fácil, rápida e super gostosa.
Em todas as feiras na minha cidade é sucesso garantido. E achei mais do que justo trazer para vocês, aliás bolinho de milho tem tudo a ver com festa junina.
Ingredientes
12 espigas de milho raladas, ou batido no liquidificador.
150 gramas de bacon frito e picado
150 gramas de queijo fresco (usei o queijo muçarela)
Tempero e pimenta agosto, principalmente pimenta
Preparo
Misture os ingredientes muito bem. Coloque cerca de 500 ml de óleo para esquentar. Quando estiver quente, com o auxílio de uma colher vá colocando a massa na panela, quando fritar deixe escorrer bem o óleo.
Atenção:
1º não pode substituir esse milho pelo milho enlatado, pois o enlatado já vem cozido
2º porcausa da textura não tem como fazer doce.
3º apesar de ser delicioso, tome cuidado. Esse bolinho é muito gorduroso. APRECIE COM MODERAÇÃO
Este espaço é dedicado para compartilhar o que há de melhor na vida. Existe algo melhor do que aquela comida caseira com toque de especialista. Pois cada um tem em si capacidade de dar o melhor de si na cozinha. Seja para agradar a família, ou como profissão.
Mostrando postagens com marcador Milho. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Milho. Mostrar todas as postagens
domingo, 10 de junho de 2012
sexta-feira, 4 de maio de 2012
bolo salgado de canjica
Vocês não tem noção da delícia que é essa receita. Minha mãe que me mostrou a receita. Daquelas bem antigas, estava quase se perdendo. E obviamente vim dividir aquela delícia com todos vocês. Quem fizer depois me conte o que achou.
Preparo:
250 gramas de milho de canjica cozido
4 colheres de queijo ralado
3 ovos (separar gemas de claras)
10 colheres(sopa) de farinha de trigo
4 colheres (sopa) de margarina
2 colheres (chá) de fermento em pó
1 1/2 xícara de leite
sal a gosto
1 tomate inteiro picado
pimenta e cheiro verde a vontade
200 gramas de linguiça frita
200 gramas de queijo minas fresco em cubo
100 gramas de bacon frito
Preparo:
No liguidificador bata a canjica, junto com as gemas, o leite e a margarina. Depois coloque em uma tigela, e acrescente os demais ingredientes e as claras batidas em neve. Misture bem e leve para assar em forno pré-aquecido por cerca de 1 hora.
Sirva quente. Se quiser pode acrescentar outros queijos e outros tipos de carne
Preparo:
250 gramas de milho de canjica cozido
4 colheres de queijo ralado
3 ovos (separar gemas de claras)
10 colheres(sopa) de farinha de trigo
4 colheres (sopa) de margarina
2 colheres (chá) de fermento em pó
1 1/2 xícara de leite
sal a gosto
1 tomate inteiro picado
pimenta e cheiro verde a vontade
200 gramas de linguiça frita
200 gramas de queijo minas fresco em cubo
100 gramas de bacon frito
Preparo:
No liguidificador bata a canjica, junto com as gemas, o leite e a margarina. Depois coloque em uma tigela, e acrescente os demais ingredientes e as claras batidas em neve. Misture bem e leve para assar em forno pré-aquecido por cerca de 1 hora.
Sirva quente. Se quiser pode acrescentar outros queijos e outros tipos de carne
terça-feira, 1 de maio de 2012
Chica doida a minha moda
Já postei essa receita antes (aqui), porém essa tem alguns detalhes de diferença. Mais a delícia é a mesma. Ainda essa semana postarei a chica doida para tomar como caldo.
Ingredientes:
2 kg e meio de massa de milho
1 linguiça calabresa
150 gramas de bacon picado
500 gramas de linguiça caipira
200 gramas de queijo minas fresco picado
1 xícara de óleo de soja ou de banha de porco quente (usei metade de cada)
sal a gosto
pimenta (muuuita pimenta)
Preparo:
Em uma panela coloque a massa do milho. Despeje o óleo (ou banha) quente e mexa. Leve a panela ao fogo, coloque o tempero. E vá mexendo sempre. De tempo em tempo coloque água fervente. Vá fazendo esse processo até chegar o ponto. Ou seja, acabar o gosto de milho cru. Lembrando que é importante que esteja bem apimentada.
Em uma forma despeje a mistura, acrescente o bacon, a calabresa e a linguiça caipira tudo frito. Coloque também o queijo e cheiro verde. Cubra com fatias de queijo e leve para gratinar.
quarta-feira, 11 de janeiro de 2012
Pamonha na panela
A receita de hoje eu e minha irmã fizemos juntas (mais ela do que eu, kkkk). Mais é uma maravilha. Ideal pra quem gosta de pamonha e tem preguiça de colocá-la na palha. Peguei no blog cozinhando para relaxar (receita aqui).
Ingredientes:
Ingredientes:
Para 12 espigas de milho bem maduras e raladas eu usei:
650 ml de leite ( se as espigas estiverem moles, coloque menos leite)
1 cebola média bem picada
4 dentes de alho amassados
3 colheres, das de sopa, bem cheias de manteiga
2 pimentas bode e duas cumari do Pará (coloque a seu gosto, eu prefiro a pamonha bem ardida)
600 g de linguiça fina ardida, frita em 1 fio de azeite
cheiro verde a gosto
400g de queijo muçarela
650 ml de leite ( se as espigas estiverem moles, coloque menos leite)
1 cebola média bem picada
4 dentes de alho amassados
3 colheres, das de sopa, bem cheias de manteiga
2 pimentas bode e duas cumari do Pará (coloque a seu gosto, eu prefiro a pamonha bem ardida)
600 g de linguiça fina ardida, frita em 1 fio de azeite
cheiro verde a gosto
400g de queijo muçarela
tempero caseiro ou sal a gosto
Tire o milho da espiga, bata no liquidificador com o auxílio do leite. Se o milho for novo não há necessidade de coar.
Pique a linguiça em pedaços pequenos e frite em um fio de azeite. Reserve.
Aqueça a manteiga e junte o alho e a cebola. Assim que a cebola murchar junte o milho peneirado e 1 xícara do bagaço do milho. Mexa com um fouet (batedor de arame) até o creme encorpar, abaixe o fogo e continue cozinhando até o creme despregar da panela, mexendo sempre para não empelotar.
Junte a linguiça, o tempero e as pimentas e mexa por mais 5 minutos. Desligue o fogo, acrescente o cheiro verde e o queijo em cubos, mexa e coloque em um refratário fundo, untado com manteiga.
Espere meia hora, corte em cubos e sirva.
Tire o milho da espiga, bata no liquidificador com o auxílio do leite. Se o milho for novo não há necessidade de coar.
Pique a linguiça em pedaços pequenos e frite em um fio de azeite. Reserve.
Aqueça a manteiga e junte o alho e a cebola. Assim que a cebola murchar junte o milho peneirado e 1 xícara do bagaço do milho. Mexa com um fouet (batedor de arame) até o creme encorpar, abaixe o fogo e continue cozinhando até o creme despregar da panela, mexendo sempre para não empelotar.
Junte a linguiça, o tempero e as pimentas e mexa por mais 5 minutos. Desligue o fogo, acrescente o cheiro verde e o queijo em cubos, mexa e coloque em um refratário fundo, untado com manteiga.
Espere meia hora, corte em cubos e sirva.
quarta-feira, 15 de junho de 2011
Pamonha, Pamonha, Pamonha
Hehe, quem é do interior já deve ter vivido aqueles momentos gostosos em que reúnem a família e os amigos para fazerem a tarde da pamonha. Eu sempre ficava na parte de descascar os milhos, mas dessa vez o meu cunhado deu um saco de milho pra gente, então pude fazer parte do processo. Descasquei, triturei, temperei e montei.kkkk
Tá bom confesso, não fiz sozinha, pois era um pouco mais de seis dúzias de milho né gente. FIzemos eu, minha mãe e minhas irmãs.
VOu passar a receita de uma dúzia que equivale a um quilo. Se você quiser mais é só fazer os cálculos. Acredito que nem todos tenham a disposição de arrumar seis dúzias de milho.
Vai lá areceita.
Ingredientes:
12 espigas de milho, ou um quilo de massa de milho
Noz moscada a gosto (para evitar gazes)
3 colheres de sopa de oleo.
Se você fizer pamonha doce coloque uma xícara de açuca e recheie com queijo fresco
se for pamonha salgada tempere bem e recehie com linguiça.
Preparo:
Bata os grãos de milho no liquidificador colocando sempre água apenas para ajudar a bater. Se o milho estiver duro coe a massa. Se for novo (esse é o melhor para fazer pamonha) não há necessidade. Depois de bater no liquidificador coloque a massa em uma vasílhia e acrescente o oleo quente, mecha bem. Tempere de acordo com o seu gosto.
Faça um copinho com a palha, acrescente a massa do milho, coloque o recheio e feche com a outra palha. Amarre bem no meio. Coloque diretamente em panela fervente. Quando a palha estiver amarela estará pronta a pamonha.
domingo, 12 de junho de 2011
Angu com bolonhesa
Ouço muita gente dizer que não gosta de angu, mais pudera. Há pessoas que não tempera. Aff, ninguém merece uma receita de milho sem tempero. Por isso que quando faço gosto de caprichar no tempero e na pimentinha também "né". Então quero dividir essa receita que combina muito com esse tempo de festas juninas. Lá vai
Ingredientes:
1 kilo de massa de milho (equivalente a 12 espigas)
temperos diversos
pimenta
sal a gosto
1 cebola picada
3 dentes de alho amassados
Preparo:
Em uma panela coloque um fio de óleo, as cebolas e o alho até dourar. Acrescente a massa do milho e tempere bem. Mexa sempre até acabar o gosto de cru. Sirva com molho a bolonhesa.
Molho bolonhesa:
1 kilo de carne moída
1 xícara de estrato de tomate
tempero diversos
pimenta
sal a gosto
2 cebolas picadas
5 dentes de alho
Preparo:
Em uma panela coloque fio de óleo, cebola e o alho até dourar. Acrescente a carne e refogue bem. Coloque uma xícara de extrato de tomate e os temperos. Vá acrescentando água até está na textura de seu agrado. Coloque em cima do angu, ou deixe separado para que cada um sirva-se a vontade.
segunda-feira, 9 de maio de 2011
E a Chica ficou Doida.
Minha avó graças a Deus melhorou, e já ganhou alta do hospital. Agora é só esperar a fala dela voltar ao normal. E no domingo acabamos fazendo a janta que era pra sábado. Tivemos então outro motivo para comemorar.
VOu postar a CHica doida.
Ingredientes:
1 kilo de massa de milho (equivalente a doze espigas batidas no liquidificador, sem coar).
250 gramas de bacon
uma calabresa
250 gramas de linguiça caipira
500 quilo de queijo mussarela
meio copo de requeijão cremoso.
2 cebolas picadas
4 dentes de alho amassados
tempero a gosto (capriche na pimenta)
Preparo:
Em uma panela grande refoque a cebola e o alho. Acrescente a massa do milho, tempere a gosto e mexa sempre. Quando tiver no ponto de polenta retire do fogo e coloque em uma assadeira untada. Misture na massa as linguiças e o bacon. Por cima coloque o requeijão e o queijo.
COmo sujestão coloque pedaços de queijo de minas na massa.
quarta-feira, 27 de abril de 2011
Angu especial
Ingredientes:
10 espigas de milho
1 calabresa
100 gramas de bacon
1 cebola picada
tempero a gosto
Preparo:
Bata o milho no liquidificador (não coe). Refogue a calabresa com o bacon e a cebola. Adicione o milho e mecha sem parar. Coloque o tempero a gosto, lembrando de realçar na pimenta. Quando levantar fervura abaixe o fogo, sempre mechendo até acabar o gosto de milho cru.
Assinar:
Postagens (Atom)