Seguidores

Mostrando postagens com marcador Arroz. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Arroz. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Risoto de Frango

Gente eu sei que estou sumida do blog, e não me alegro com isso. Infelizmente alguns empecilhos me atrapalham, não posso dar a atenção que eu queria ao blog, é uma situação temporária (mas não tanto). Mas esse final de ano será diferente, pois como todas nós sabemos, está aberta a temporada de quebra a balança, corta a dieta.
Mas vamos deixar de lenga lenga e irmos para esse risoto, que modéstia parte ficou ótimo. Não esperava essa delícia toda.



Ingredientes:
1 xícara de arroz
1 cebola picadinha
1 cenoura cozida e picada
1 dente de alho amassado
2 litros de água fervente e temperada com sal e pimenta a gosto
3 colheres (sopa) de margarina
3 colheres (sopa) de queijo ralado
200 gramas de peito de frango em cubo, cozido e bem temperado

Preparo:
Enquanto a água ferve, em uma panela refogue a cebola e o alho amassado em 3 colheres (sopa) de óleo, acrescente o arroz, misture bem. Vá acrescente a água aos poucos, e quando evaporar ponha mais, até ficar al dente. Coloque o frango e a cenoura, apague o fogo, coloque o queijo e a margarina, tampe por um minuto e sirva em seguida.


domingo, 12 de agosto de 2012

Paella Goiana para o papai

Tenho um tesouro muito valioso, e que às vezes não dou o devido valor. Uma pessoa incrível, puro sentimentos bons, que só elogios e agrados merece. Essa pessoa tão incrível é meu pai, que mesmo com meus defeitos, sempre demonstrou amor incondicional. Para homanageá-lo escolhi a paella, nunca provou, mais pelos ingredientes sabia que ele adoraria. Porém tive que excluir certos ingredientes (verduras). Ele tem  um pequeno trauma de infância em relação às verduras, pois era obrigado a comer. Enfiavam "guela a baixo". Por isso achei melhor não colocar verduras.
A receita original está aqui. Retirei do programa Dia a Dia da Band. Já eu fiz algumas alterações.



Ingredientes:
4 xícaras e meia de arroz
3 colheres (sopa) de açafrão da terra
200 gramas de palmito
100 gramas de azeitona
1 lata de milho verde
1 lata de ervilha
meia xícara de pequi em conserva
2 tomates sem sementes, picados em tiras
1 calabresa picada e refogada
1 kg de bisteca
500 gramas de suã
500 gramas de linguiça de porco
1 cabeça de alho
2 cebolas picadinhas
sal e pimenta a gosto

Preparo:
Em uma panela acrescente óleo, o suã e a bisteca, tempere bem. Deixe fritar, ao mesmo tempo que acrescenta água, pois assim vai cozinhando e fritando. Separado, frite a linguiça, retire ela do óleo e corte em rodelas grossas. Junte-a com as outras carnes. Depois de pronta, retire o excesso de óleo. Acrescente o arroz, e o açafrão da terra, corrija o tempero. Deixe o arroz fritar, mexendo bem. Coloque água, até cobrir tudo. Quando  a água ferver abaixe o fogo. Deixe até secar completamente a água. 
Acrescente os demais ingredientes, e sirva.





quinta-feira, 19 de julho de 2012

Risoto simples

Vou confessar, até hoje nunca tinha feito risoto. Na verdade, nem vi e nem provei. Só via pelos programas e pelos blogs. A aparência não me agradava muito, então não tinha vontade de fazer. Mais de tanto ver esse prato em outros blogs e na tv fui ficando curiosa. Peguei uma receitinha simples que tenho aqui em casa e fui arriscar. E o resultado foi ótimo. Adorei a receita, o sabor foi incrível. E pretendo diversificar mais.

Ingredientes:
2 xícaras de arroz
2 litros de água
2 cubos de caldo de galinha
3 dentes de alho picadinhos
1 cebola picadinha
1 chuchu picado
meia cenoura ralada
2 tomates sem sementes picados

pimenta a gosto
1 xícara de margarina

Preparo:

Leve a água para ferver e acrescente nela o caldo de galinha e a pimenta. Em uma panela acrescente 1/3 da margarina, o alho e a cebola. E deixe por uns dois minutos. Acrescente o arroz e frite-o por cerca de quatro minutos. Vá adicionando a água aos poucos.Quando o arroz estiver al dente acrescente os legumes Quando a água for secando, coloque mais. (Não deixe o arroz ficar totalmente seco). Preste atenção no sal, se for preciso acrescente.
Quando o arroz estiver pronto acrescente a margarina restante e duas colheres de queijo ralado.


sábado, 4 de fevereiro de 2012

Escondidinho de Frango

Para comemorar o aniversário do meu pai pensei em uma receita bem simples e gostosa. Já conhecia esse prato, pois é uma das especialidades da minha prima Erica. Então pedi a receita, fiz algumas pequenas alterações. Foi sucesso garantido.




Ingredientes:

2 peitos de frango desfiados (use essa dica para desfiar rápido)
2 copos de arroz cozidos (e bem temperados)
1 lata de ervilha
1 lata de milho
1 quilo de batatas cozidas e amassadas
300 gramas de muçarela

Preparo:

Prepare o recheio misturando o frango desfiado com o milho e a ervilha. No fogo coloque uma colher (de chá) rasa de açafrão e ponha uma xícara de água. Misture bem e reserve.
Em uma panela coloque 2/3 de xícara de leite e duas colheres de margarina. Leve ao fogo até a margarina derreter. Coloque as batatas, tempere a gosto e misture bem até formar uma pasta homogênea.
Em um refratário coloque o arroz cozido, o recheio e cubra com o purê. Depois coloque o queijo e leve ao fogo para gratinar.

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Bolinho de arroz com mandioca

Sou apaixonada por frituras, mesmo elas me fazendo mal. kkkkk
A receita de hoje é um bolinho super delicioso, com poucos ingredientes e super fácil de ser feito. Mais outra receita deliciosa de minha sogra.
Só tem que ter cuidado para ele não estourar enquanto frita.Mais fora isso o resultado é ótimo. Super gostoso e fácil de fazer.

Ingredientes:
3 xícaras de mandioca cozida e amassada
3 xícaras de arroz cozido e amassado
1 ovo
1 xícara de queijo ralado (usei o prato)
tempero a gosto
farinha de rosca para empanar

Preparo:
O ideal é você colocar a mandioca e o arroz no moedor juntos. Mais como nem todos tem moedor (assim como eu) utilizem outra ferramenta. A minha foi o amaçador de batatas.
Você mistura os amassados com o ovo e tempere bem, mais bem mesmo. Coloque o queijo e misture mais.


Em embalagem congleado
passa na farinha de rosca e leve para fritar e óleo quente.

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Reaproveitando o arroz de ontem!



Não adianta, por mais que tentamos diminuir no arroz, sempre tem aquele dia que sobra. E o que fazer com a sobra da panela? O que não dá é ficar jogando fora. Acho um horror ficar desperdiçando comida, mais também não curto muito ficar comendo arroz quentado. Minha mãe deu uma maquiada no arroz dormido. E olha que ficou foi bom.

Ingredientes:
3 xícaras de arroz cozido
1 lata de molho de tomate ou compro, ou a mesma medida feita em casa
azeitona a gosto
1 dúzia de ovos de codorna cozidos
Queijo ralado para polvilhar em cima.

Preparo:
Em uma vasilha misture os tres primeiros ingredientes. Por cima coloque os ovos de codorna cortados ao meio, e salpique queijo ralado.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Bolinho de arroz




Todo mundo conhece a clássica receita de bolinho de arroz. Mas não vejo problema em trazê-la, pois é uma delícia. Essa daqui foi feita pela minha mãe, é uma receita nova, no qual não tem necessidade de triturar o arroz. Porém não danificou o sabor que ficou ótimo. Então quem aceita um bolinho de arroz com refri gelado?

Ingredientes:

4 xícaras (chá) de arroz pronto amanhecido
1 xícara (chá) de queijo ralado
1 xícara (chá) de farinha de trigo
2 ovos batidos
1 colher (chá) de fermento em pó
1/2 xícara (chá) de leite
sal e noz-moscada ralada a gosto
uma pitada de canela
óleo quente para fritar

Preparo:

Ponha numa tigela o arroz e, com um garfo, separe os grãos. Junte o queijo e a farinha, e misture bem. Acrescente os ovos. Mexa e ponha o fermento dissolvido no leite. Tempere com o sal e a noz-moscada e a canela. Com a ajuda de duas colheres (sopa) faça os bolinhos. Aqueça o óleo e frite-os até dourar. Escorra e serva em seguida.

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Arroz com linguiça




Se tem uma coisa que gosto é de variar o arroz, e uma das minhas prefeiras é o arroz com linguiça. Mais também tem a galinhada (que já postei aqui) e a Maria Isabel (que postarei futuramente).

Ingredientes:

300 gramas de linguiça
meio litro de óleo
1 cebola
4 dentes de alho
2 copos e meio de arroz
água para cubrir o arroz

Preparo:

Em uma panela frite a linguiça no óleo quente. Quando estiver frita você retira ela da panela, pique e retire o exesso do óleo. Deixe refogar mais a linguiça, coloque os alhos amassados e a cebola picada. Acrescente o arroz, mexa e coloque a água até cobrir. Prove para ver se será necessário temperar, pois muitas linguiças vem salgadas e pimentadas. Sirva com tutu de feijão (final de semana postarei receita).