Seguidores

sábado, 9 de junho de 2012

Relação entre alimentação e nutrição




Ditado conhecido e super verdadeiro é: saco vazio não para em pé. Eu mesma se não me alimentar corretamente, logo minha pressão abaixa e viro uma amostra inútil de gente (rsrsrs).
Vamos falar sobre alimentação
Alimentação é um ato voluntário e consciente. O alimento nos dá condições para o crescimento, além de fornecer energia para as diversas funções do organismo.
Os nutrientes são substâncias presentes nos alimentos, e são utilizadas pelo organismo. Nutrir-se é um ato involuntário, inconsciente. Mas apesar dessa afirmação, podemos procurar conhecer melhor sobre o que nos alimentamos, para que a nutrição não seja apenas esse ato inconsciente, e também consciente, ou seja, que tenhamos consciência de que alimentação e saúde andam juntas, e que não caiamos no vício da automedicação para manter o bem estar do nosso corpo.
Os nutrientes são: proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e sais minerais.




NUTRIENTES
ALIMENTOS
FUNÇÕES
Proteínas

Carne (boi, porco, aves, peixes), ovos, leite e
derivados
São importantes para a construção
do organismo, como os nossos
ossos, pele e músculos.
Carboidratos

Cereais, pães, massas, bolo, batatas, açúcar.
Fornecem energia para as atividades
do dia-a-dia.
Gorduras

Óleos, gorduras, margarinas
Combustível mais energético de nossas células
Vitaminas

Frutas em geral, leites e derivaos, etc
São necessários ao bom funcionamento do

Sais Minerais

Água, carnes e legumes em geral, leites e derivados e sal
organismo, auxiliando na prevenção de
doenças e no crescimento.


Podemos concluir então que alimentar bem não é uma questão de quantidade, e sim de qualidade. E quando digo qualidade não estou falando em preço, estou falando em valor nutricional. Alimentar bem também é questão de qualidade. Todos conhecem histórias de mães (malucas) que metem de forma grosseira colheradas de legumes goela abaixo de seus filhos. Essa atitude radical que nada ajuda, sou muito mais fazer uma sopinha bem temperada de verduras, e triturá-las no liquidificador, ou então um bolo de cenoura ou beterraba com uma cobertura deliciosa de chocolate. Ou seja, formas de se alimentar bem são muitas. Aqui no meu blog e em vários você pode encontrar dicas super legais. (Confesso que ultimamente não abordei bem a questão da boa alimentação) Me comprometo a trazer mais alimentos saudáveis para o blog.

Recomendo que vocês façam um teste sobre a sua nutrição, muito bom. É claro que o intuito não é substituir a consulta á um nutricionista, porém é bom para ter noção dos seus hábitos alimentares. O meu resultado foi horrível. (clique aqui)


Algumas receitas com valor nutricional:
Casca de mandioca (pode parecer horrível, mais vale a pena) (receita aqui)
Bolo de beterraba (receita aqui)
Bolo de cenoura especial (receita aqui)
Creme de laranja com cenoura (receita aqui)
Salada Primavera (receita aqui)

Um comentário: