Seguidores

sábado, 12 de maio de 2012

O valor do otimismo

Não sei ao certo, mais desde criança adotei o pessimismo em vários momentos da vida. Por algum motivo que não consigo explicar, quando criança pensava no pior lado, no negativo, para conseguir as coisas.
Com o tempo essa postura fora se fixando. O pessimismo é uma ilusão, pois ele aparentemente nos protege de desilusões. Ora, se eu acredito que não dará certo, se não der não ficarei chateada, mais se der, será uma surpresa. Por outro lado o otimismo desilude, até mais do que o pessimismo.
Fica a questão: porque devemos ser otimistas? Essa resposta tenho na ponta da língua: não baseada em livros, em pesquisas, e sim em mim mesma. Por sempre adotar a postura pessimista, sempre tive dúvidas sobre minhas reais capacidades, sobre o que eu realmente podia e merecia alcançar. Se no pessimismo você diz: “não sou capaz”, qual o sentido de tentar?

Orquídeas de dona Edma


A vida, em vários momentos, já é difícil de mais, para que fiquemos esperando sempre, na defensiva o pior acontecer, aguardando silenciosamente (ou reclamando) o fracasso.  Ser otimista é crescer, pois para ser otimista é necessário ter fé, é necessário saber se reerguer a cada tropeço e tirar lição disso.  Não se ancorar no discurso de coitadinha, a eterna vítima, aquela pessoa que nunca deixará de ser o incopetente.
Não faz sentido colocarmos defeitos em nós; principalmente em um mundo onde as pessoas já colocam defeitos na gente. Defeitos que nem sabíamos que existiam.


Print Friendly and PDF

2 comentários:

  1. amiga coraguem dias melhores vao vir e com mta cor assim como essas flores que sao tao lindas coraguem bjs b.f

    ResponderExcluir
  2. Diana, só posso te dizer, que vc é capaz sim, basta acompanhar seu blog pra ver, gosto demais de vir aqui.
    "Levanta sacode a poeira e dá a volta por cima".
    Bjs querida e Boa Noite.

    ResponderExcluir